RENAULT 4 CV - Rabo Quente


Eis um carrinho que sempre admirei, o Renault 4 CV, vulgo Rabo Quente. Ele e o pequeno Fiat 500 são verdadeiros Davis enfrentando poderosos Golias motorizados. Nunca vi esses carros em ação, mas pelo que relata o Luiz Evandro águia, o bichinho era um páreo duro.
Leia o que o ele diz: (dá uma receita completa de como deixar o motor milzinho envennenado!)
A tampa traseira do carro ficava semi-aberta até a metade para refrigerar o motorzinho de 1000 cc, bem bravo, girava 7.000 rpm - e velocidade no final da reta de Interlagos de aproximadamente 165 / 170 km/h - tempo por volta 4' 25 " ( para os 8 kms ) era movido a gasolina AZUL..pura ( não tinha álcool misturado !!! ) .de alta octanagem , bielas de aluminio, pistões forjados da Mahle, carter e tampa de válvulas de alumínio; comando Nardi 5 e carburador Weber vertical - câmbio de 4 marchas com coroa e pinhão 7 x 33 (mais longa que a original - que era 7 x 35 ), pneus Pirelli aro 15, modelo Spala de segurezza. Tala 4,5 !!! polegadas..- ( saia muito de traseira, exigia uma pilotagem agressiva , para conseguir bons tempos. )
Esse Rabo Quente era de propriedade da Equipe Torke- do Luiz Carlos Fagundes - "O Tigrão "...eu pilotei ele só uma vez, numa prova de longa duração (12 horas ou Mil Milhas, não me recordo mais qual foi ) - O meu amigo Emerson Fittipaldi também pilotou esse mesmo carro quando era da equipe Willys.
PS.:(No próximo post coloco a foto com o Emerson no volante do carro.)
Muito legal, alguém viu este carrinho em ação? Pois que fale então!

Comentários

Anônimo disse…
170 KM/H é muito !!!! Nao chuta porque apesar da saudade o carro era uma puta trapzonga tanto é que nunca ganhou nada. Corria-se com isto porque nao tinha grana para melhor.
Fabio
Raay disse…
Tenho um "Gasparsinho", vermelho e com mecânica Volks 1.6 .
edsonestevesbeltrane29@gmail.com