A História Secreta da Obsolescência Planeada [Legendado PT]




Achei este vídeo documentário no blog do Flávio Gomes. É algo em que as novas gerações precisam meditar. Precisamos questionar o porque de tanto consumismo e se esse padrão de vida é adequado para nossa sociedade.
O TER tem suplantado o SER e não tem trazido a alegria prometida pelas campanhas de marketing.
Os slogans gritam: "Tenha o novo modelo de celular e seja invejado por todos."
O que temos implantado na cabeça de nossas crianças como filosofia de vida?
Assistam a este vídeo e compartilhem, discutam e hajam a favor de uma qualidade de vida real.

Comentários

Sidney Cardoso disse…
Pois é Maurício, quando eu fazia comunicação fiquei conhecendo essa obsolescência programada.

Tão logo li o texto de sua postagem lembrei-me do famoso caso das lâmpadas que antes duravam anos e nos dias atuais estão programadas para durar pouco.

Comecei a ver o filme e pensei: vou alertar sobre as lâmpadas, pois os mais antigos se lembrarão do quanto elas duravam e do pouco tempo que duram nos anos atuais.

Pois bem, alguns minutos após ter me lembrado das lâmpadas, apareceu a história delas.

Receba meus sinceros parabéns por estar colaborando para mostrar isso a mais pessoas.

Nós, os mais antigos, que tivemos experiências diferentes, percebemos claramente algumas jogadas inescrupulosas de alguns gananciosos. Creio, porém, que os jovens, que não passaram por essas experiências, não percebam.

Por isso acho muito legal você estar alertando-os. Pois nós seres humanos, após termos aprendido a nos comunicar através da fala, temos a propriedade de poder passar às novas gerações nossos conhecimentos, de modo que eles não precisem mais aprender tudo de novo, podem assim evitar de passar por alguns erros.

Veja: para a África estão enviando restos de eletrodomésticos. Aqui no Brasil de vez em quando recebemos lixo hospitalar. A estratégia é a mesma, só muda o resíduo final do qual querem se descartar.